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Demurrage e Detention de contêiner: como evitá-los

Cada vez mais importadores e exportadores procuram por novas estratégias para redução dos custos. Entre as despesas existentes no comércio exterior, os custos com demurrage e detention são os que toda empresa tenta evitar.

Os termos demurrage e detention são muito conhecidos por profissionais de comércio exterior. Afinal, as empresas buscam formar equipes que possam trazer sugestões de melhoria aos processos.

Estas duas despesas costumam ser cobradas pelos armadores quando os prazos acordados entre eles e as empresas não são cumpridos. Contudo, as empresas buscam reduzir ou eliminá-las em suas operações. Isso ocorre porque estes custos adicionais são reflexos de erros ou problemas no processo.

No texto a seguir, estudaremos sobre estes dois termos. Acompanhe a leitura e entenda como é possível evitar estes custos em seus embarques.

Como funciona a movimentação de cargas internacionais? 

Os portos são essenciais para a carga e descarga dos produtos. Praticamente toda carga que entra e sai dos portos é destinada a operações de importação e exportação.

Já os terminais são estruturas que direcionam estes fluxos de carga. Portanto, nestes locais ocorrem os serviços de carga, descarga, transbordo e armazenagem. Além disso, podem ocorrer serviços de desembaraço aduaneiro e de rastreamento.

demurrage

A movimentação exige o uso de diversas técnicas de transporte e içamento das cargas. Para realizar esta atividade, normalmente são utilizados máquinas e equipamentos.

Com isso, é possível garantir a integridade dos produtos que serão transportados.

Todavia, devido à grande quantidade de cargas transportadas que chegam aos nossos portos, a movimentação precisa ser ágil, para não comprometer o escoamento.

Afinal, atrasos na carga e descarga podem causar cobranças adicionais de detention ou demurrage.

Qual é a diferença entre demurrage e detention?

Tanto a demurrage quanto a detention são cobranças adicionais que qualquer player do comércio exterior procura evitar.

Os dois termos são considerados uma espécie de multa, mas o que os diferencia é o momento em que pode ocorrer a cobrança. A detention é cobrada na origem e a demurrage é cobrada no destino.

Por que a cobrança de demurrage e detention existe?

Na contratação de contêineres para um embarque marítimo, o armador estipula um prazo para devolução desses equipamentos. Em resumo, este prazo é chamado de free time e indica que, durante este período, o contratante pode utilizar os contêineres sem custo adicional.

Se os contêineres forem devolvidos após este prazo, ou seja, em atraso, o armador cobra um valor, em geral bem elevado, da empresa contratante da locação.

Considera-se que este valor é uma multa, pois o descumprimento do prazo causa prejuízo ao armador, que fica impedido de alugar a outro cliente o equipamento retido.

Sendo assim, as cobranças de demurrage e detention são aplicadas como uma forma de ressarcir o armador pelas perdas ocasionadas pelo atraso na devolução dos contêineres.

Seguem abaixo alguns exemplos de situações que podem causar atrasos na operação e, consequentemente, resultar em demurrage e detention.

Free time insuficiente

Se houver atrasos logísticos ou problemas durante o despacho aduaneiro, é possível que o prazo de free time não seja o bastante para finalizar a operação.

Falta de conhecimento das condições e obrigações contratadas

Dúvidas ou desentendimentos sobre os prazos e responsabilidades podem causar atrasos na entrega (na exportação) ou liberação da carga (na importação).

Atraso no recebimento dos documentos

O importador precisa apresentar os originais à fiscalização aduaneira para retirar a carga. Se não receber os originais antes da carga chegar ao destino, o free time no destino pode se esgotar, assim gerando demurrage para o importador.

documentos

Inspeção em um ou mais contêineres

Quando ocorrem conferências definidas por autoridades aduaneiras (canal amarelo, laranja ou vermelho), os contêineres podem ser retidos. Na exportação, por exemplo, a carga pode ser substituída para outro navio.

Neste caso, os deadlines serão outros e isso pode gerar detention, por atraso na devolução das unidades ao armador. Na importação, no entanto, a carga fica retida no país de destino, o armador não consegue devolver os contêineres e pode ter que arcar com custos de demurrage.

Desentendimentos entre transportador e importador

A falta de rastreamento ou atrasos na entrega da carga podem implicar descumprimento de prazos de devolução de contêineres, provocando também despesas de demurrage.

Como evitar cobranças de demurrage e detention? 

Como dissemos anteriormente, tanto a demurrage e quanto a detention são consideradas como custos extras que, quando aplicados, aumentam o custo total do processo de importação ou exportação.

Por isso, os importadores e exportadores buscam por ações que ajudem a reduzir estas cobranças nos processos das empresas.

A seguir, listamos algumas dicas do que pode ser feito para evitar estes custos. Acompanhe.

Conheça o processo

Primeiramente, é de extrema importância conhecer todo o processo na contratação do contêiner. Faça um planejamento detalhado da importação ou exportação.

Ou seja, procure saber o volume, o tempo de trânsito entre origem e destino, as datas de previsão de chegada e o prazo final para devolução contêiner.

Também é necessário acompanhar a operação do navio. Podem haver alterações nos seus cronogramas, tais como data de deadline de carga ou na saída do porto.

Alteração no deadline de carga pode implicar, por fim, em atraso na data de liberação dos contêineres vazios. Atrasos na saída do navio podem impactar na data de chegada ao destino e, assim, na devolução dos contêineres, resultando, fatalmente em demurrage.

Negocie o free time

É de extrema importância conhecer todo o processo na contratação do contêiner. Procure saber o volume, as datas de previsão de chegada.

Além disso, o free time acordado com o armador vai indicar quanto tempo será concedido para que sua operação aconteça. Nesse sentido, para obter uma boa negociação, é necessário conhecer bem as etapas do seu processo e quanto tempo leva cada uma delas.

Em geral, um prazo justo é de 14 dias, mas há casos em que o armador oferece mais ou menos tempo. Por isso, negocie um prazo para retirada e devolução dos contêineres que seja suficiente para a sua realidade, a fim de finalizar o processo e realizar a devolução das unidades a tempo.

Se, ainda assim, não for possível cumprir o prazo, tente pedir por uma extensão de deadline para conseguir garantir o embarque e não ter custos adicionais, além de evitar desconfortos comerciais com o cliente.

deadline da importação

Seu responsável pela importação precisa estar atento

Certamente é preciso garantir que os profissionais envolvidos conheçam todos os trâmites da operação. Considere as particularidades do produto e os parceiros mais adequados para seu embarque.

Informe sobre as datas de deadline e de saída do navio, bem como o free time acordado. Tenha uma comunicação rápida com a equipe, para garantir que qualquer alteração no cronograma seja recebida a tempo.

A ASA Express garante que você não perca tempo com o contêiner parado

Sabemos que sua empresa se preocupa com a redução de custos em cada operação para otimizar seus processos. Portanto, pensando nisso, nós da ASA Express especializamos nossa equipe para oferecer um atendimento cada vez melhor e com mais qualidade.

Atuamos com diversos serviços, entre eles transporte de cargas e armazenagem, e temos participação nos mais diferentes mercados, tais como os segmentos químico e automotivo.

Além disso, sabemos que é preciso ter um bom entendimento de cada processo. Por isso, buscamos a constante melhoria em nossas atividades, para trazer vantagens a cada um dos nossos clientes.

Todas as nossas filiais estão preparadas para dar à sua empresa o devido suporte nas suas operações de importação e exportação, para evitar despesas com demurrage e detention.

Acesse o nosso site e entre em contato conosco. Estamos prontos para auxiliar na gestão dos seus embarques.

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