Para um mercado de exportação que movimenta anualmente mais de US$ 102 bilhões apenas no agronegócio, condição considerada recorde no setor de janeiro a outubro de 2021, de acordo com dados da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), contar apenas com o transporte de contêineres pode se tornar uma missão árdua. Ainda de acordo com a CNA, o produtor brasileiro também sofreu com um aumento de mais de 100% nos custos dos fertilizantes para a soja e milho. E, claro, na ponta dessa cadeia quem paga a conta é o consumidor.
O Brasil prevê aumentar em 6,5% ao ano a movimentação de contêineres até o ano de 2023, conforme dados apontados pela ECSA Container Terminals Report 2019, lançado na Intermodal de 2019. Com toda essa demanda do setor, é fato que uma das maiores preocupações da cadeia produtiva no país será o transporte da carga, visto que o setor de contêiner vem sofrendo uma série de impasses relacionados a fatores externos.
Por aqui, o maior desafio do momento está sendo lidar com a falta deles, devido ao maior tempo de retenção das cargas, fretes a preços altíssimos, além de operações paralisadas em função da pandemia de Covid, e das variantes Delta e Ômicron. A crise, que parece estar longe do fim, traz uma lição importante para as empresas que trabalham com o transporte de cargas, que precisam acompanhar as variantes do mercado e focar em alternativas inovadoras.
Sem navios e contêineres suficientes, as empresas de transporte marítimo também vêm sofrendo com os atrasos na entrada e saída dos portos. Na China, por exemplo, o surto da variante Delta vem causando efeito negativo na cadeia produtiva, que vem passando por uma série de mudanças e ajustes, e que por consequência será sentida pelo cliente final, que deve encontrar menos opções de produtos e preços muito acima do praticado.
Por conta desses e tantos outros detalhes, uma importante decisão está no momento de escolher a sua empresa de transporte.
A Asa Express, empresa nacional de transportes, trabalha para oferecer um gerenciamento de transporte rodoviário full time, através das melhores práticas e certificações exigidas pelo mercado. Nossa expertise nos permite trabalhar com movimentação dos mais diversos tipos de cargas e contêineres, provenientes de importação ou exportação, especialmente entre portos e aeroportos das regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Com atendimento voltado para atender as principais portas de entrada e saída de cargas do Brasil, a Asa pode te ajudar a desenvolver o seu negócio, customizando processos logísticos e aduaneiros através de serviços como:
Além disso, todas as rotas são controladas pelo Centro de Rastreamento da SASCAR, via GPS, mesmo que com os contêineres vazios. Os veículos Asa Express também são monitorados 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, e nossos motoristas também são monitorados via rádio e celular Nextel.
Entre em contato agora mesmo com nosso time de atendimento e faça uma cotação para transportar suas cargas conteinerizadas com máxima eficiência e agilidade! Clique aqui e converse com a Asa Express, e fale rapidamente com um de nossos especialistas.