Os processos de importação e exportação necessitam de um conjunto de fatores e operações para que possam ser efetuados corretamente. Sem dúvidas, uma das maiores buscas neste tipo de operação é a otimização logística.
Isso significa que a carga está sendo transportada de forma correta. De igual maneira, indica que todas as etapas de envio, recebimento, controle de estoque, entre outros, estão ocorrendo eficientemente.
Como resultado, há um maior controle sobre o processo e uma maior redução de custos em toda a cadeia logística.
O que é este conceito e como chegar a este ponto é o que você encontrará no texto a seguir.
Otimização logística é fazer com que toda a movimentação de produtos – seja no início da cadeia produtiva, seja no recebimento da matéria-prima, até a entrega final no cliente – ocorra o mais rápido e com os menores custos possíveis.
Isso significa ter “em mãos” a matéria-prima necessária para produzir os itens solicitados a tempo, não ter demora na coleta e envio da mercadoria ao cliente, entre outros. Em outras palavras, ter uma sincronia entre todos os envolvidos em todas as etapas do processo.
Isso, por si só, já é um grande desafio. Afinal, a sincronia entre tantos e tão diversos setores, incluindo prestadores de serviços, é uma tarefa que exige seguir, de forma disciplinada, uma série de processos e procedimentos.
Porém, quando se dá a otimização logística, resulta em uma economia tanto de tempo quanto de custos para a empresa.
Ao otimizar a logística, a empresa consegue planejar rotas mais eficientes, escolher os modais de transporte mais adequados para cada tipo de carga e região, além de aprimorar o gerenciamento de estoques e reduzir o tempo de espera nos processos de carga e descarga.
Dessa maneira, a otimização logística evita erros e custos desnecessários, refletindo em mais lucratividade para a empresa, melhora na produtividade e no atendimento ao cliente final.
Para que a otimização logística possa trazer todos os benefícios acima citados, é importante investir em um trabalho contínuo. Assim, todas as etapas do processo poderão acontecer conforme o planejado.
Em seguida, você encontrará mais informações para integrar todos os aspectos logísticos de um processo.
Só é possível implementar mudanças e melhorias em algo que se conheça com profundidade. Então, o primeiro passo em busca da otimização logística é conhecer, a fundo, como a operação é realizada.
Para tanto, procure ter em mãos, de forma detalhada, como funciona cada operação, quais são as necessidades e como as etapas podem ser aprimoradas, para que isso ocorra com eficiência. Do mesmo modo, conhecer e identificar as falhas no processo ajudará a entender como elas podem ser evitadas.
Com estes pontos determinados, será viável organizar e pôr em prática os processos e procedimentos que atendam a essas necessidades, corrigindo as falhas e otimizando a logística de toda a empresa.
Após as primeiras etapas terem sido estabelecidas, é preciso realizar um acompanhamento para saber se as medidas implementadas estão surtindo os efeitos esperados.
Isso é realizado através de indicadores de desempenho que permitem saber como está a evolução dos procedimentos implementados, bem como se requerem qualquer adequação.
Este monitoramento deve ser constante, a fim de minimizar qualquer problema que possa ocorrer.
Atualmente, os sistemas de gestão e controle são excelentes ferramentas para consolidar a otimização logística.
Muitas vezes, é possível realizar a integração entre os sistemas, proporcionando uma troca de informações mais rápida, eficiente e com menos erros, tornando toda a logística mais assertiva.
Mesmo que sua empresa utilize indicadores de desempenho, sistemas interligados, processos e procedimentos bem definidos, se não houver cuidado com o fator humano, a empresa não conseguirá estabelecer uma otimização logística efetiva.
É necessário realizar treinamentos com sua equipe de forma constante, para obter a otimização das operações logísticas. Ao manter os colaboradores atualizados sobre as últimas tendências, tecnologias e melhores práticas, sua empresa poderá alcançar diversos benefícios, como o aumento da produtividade, da eficiência, da qualidade dos serviços prestados e da redução de custos.
A tecnologia tem se tornado cada vez mais importante para a otimização da logística, oferecendo diversas ferramentas e soluções que podem aumentar a eficiência, reduzir custos e aperfeiçoar o serviço prestado.
Algumas das ferramentas tecnológicas mais eficientes existentes são:
A otimização logística é um processo de evolução contínua. É uma busca constante da melhoria dos processos e procedimentos, visando a evolução tanto da equipe envolvida quanto das tecnologias existentes.
A Asa Express é uma transportadora rodoviária que possui frota própria, focada principalmente no transporte de mercadorias provenientes do comércio exterior.
Conte com os nossos profissionais capacitados para implementar em sua empresa uma logística otimizada, eficiente, eficaz e que auxilie na sua lucratividade.
Visite nosso site e conheça os nossos serviços e as vantagens que podemos oferecer.