O transporte de cargas perigosas exige, antes de tudo, uma série de procedimentos e regulamentações rigorosas para garantir a segurança de pessoas, propriedades e do meio ambiente. Afinal, essas cargas incluem substâncias que, em determinadas condições, podem se tornar prejudiciais.
Ao seguir rigorosamente esses procedimentos e regulamentações, as empresas podem minimizar os riscos e garantir a segurança no transporte desse tipo de substâncias, portanto, acompanhe este texto até o final para ficar por dentro de tudo que envolve o transporte de cargas perigosas.
Carga perigosa, também conhecida como Carga IMO, é qualquer substância ou produto, que durante o seu transporte, represente risco à saúde, à segurança, à propriedade ou ao meio ambiente.
Essa definição abrange uma ampla gama de materiais, desde explosivos e gases inflamáveis até substâncias tóxicas e radioativas.
A Organização das Nações Unidas (ONU) classificou as cargas perigosas em nove categorias principais de riscos, cada uma acompanhada de subclasses que especificam os riscos de cada substância ou produto. Essas classes são identificadas pela sigla UN Number (United Nations Numbers).
As nove classes de riscos para cargas perigosas incluem:
No transporte de carga perigosa a identificação das classes de riscos é obrigatória, e essa identificação permite que embarcadores e transportadores possam cumprir com as normas e regulamentações vigentes, além de tomar todas as medidas cabíveis para que a movimentação desses produtos ocorra de forma segura.
O transporte de carga perigosa demanda, portanto, medidas rigorosas para proteger pessoas, bens e o meio ambiente. A seguir, vamos explorar os principais procedimentos que devem ser implementados para assegurar uma operação segura e eficiente.
Após a classificação da carga perigosa, é crucial escolher uma embalagem adequada para conter o material de maneira segura. Da mesma forma, as embalagens precisam ser homologadas, garantindo que suportem as condições normais de transporte sem vazamentos ou deterioração. Além disso, é essencial rotulá-las com etiquetas contendo marcações e símbolos que identifiquem a classe de risco e outros detalhes importantes, conforme as normas da ONU.
De um modo geral, o transporte internacional de carga perigosa requer, primeiramente, a apresentação de várias documentações específicas. Entre elas estão:
Os profissionais envolvidos no transporte de carga perigosa devem passar por treinamentos específicos para entender e seguir corretamente os procedimentos e regulamentações aplicáveis.
Para lidar com incidentes durante o transporte de carga perigosa, é fundamental que as empresas implementem medidas de segurança e procedimentos de emergência. Além disso, é necessário elaborar e comunicar um plano de contingência a todos os envolvidos. Esse plano deve detalhar ações para conter vazamentos, combater incêndios, prestar primeiros socorros e notificar as autoridades competentes.
O transporte de carga perigosa, portanto, segue um processo rigorosamente regulamentado para assegurar a segurança de todos os envolvidos e do meio ambiente.
No Brasil, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) atua como órgão responsável pela regulamentação do transporte terrestre de cargas perigosas. Essa regulação é estabelecida pela Resolução ANTT nº 5.998/2022, que atualiza as diretrizes para o transporte rodoviário de produtos perigosos em vias públicas em todo o país.
Além disso, a Resolução ANTT nº 6.016/2023 introduz algumas alterações na Resolução nº 5.998/2022, ajustando aspectos específicos para melhorar o processo de transporte seguro.
Por sua vez, a Resolução ANTT nº 5.996/2022 adota a Resolução do Grupo Mercado Comum nº 28/2021, que estabelece o modelo da Ficha de Emergência para o transporte rodoviário internacional de produtos perigosos entre os países membros do Mercosul.
No que diz respeito ao transporte por via aérea, a IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) e a ICAO (Organização da Aviação Civil Internacional) intensificaram sua cooperação no desenvolvimento e implementação de padrões globais para o transporte seguro de cargas perigosas. Esse esforço resultou no documento Technical Instructions for the Safe Transport of Dangerous Goods by Air (Instruções Técnicas para o Transporte Seguro de Artigos Perigosos por Via Aérea), que expande as disposições do ANEXO 18 da ICAO. Além disso, o documento reúne todas as orientações essenciais para garantir o transporte aéreo internacional seguro de mercadorias perigosas, bem como fornece aos Estados diretrizes para inspeção e supervisão adequadas.
A IMO (International Maritime Organization), órgão das Nações Unidas, regulamenta o transporte marítimo de carga perigosa. A organização é responsável por garantir a segurança da navegação e prevenir a poluição marinha e atmosférica causada por navios, conforme o IMDG Code.
Para implementar um gerenciamento de risco eficaz, siga estas etapas:
A Asa Express é especialista no transporte rodoviário de cargas perigosas.Nossa certificação SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade) reforça nosso compromisso com a segurança. Oferecemos soluções completas e personalizadas para proteger sua carga durante todo o trajeto.
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