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Peak Season: o que é e qual o impacto no transporte rodoviário

Você sabe o que é a peak season e qual é o impacto dela no transporte rodoviário?

Como veremos a seguir, este termo se refere a um período de alta demanda no transporte internacional, de tal forma que oferta e demanda fiquem desequilibradas.

Por isso, não podemos ignorar esse fenômeno!

É preciso entender os momentos nos quais há probabilidade de ele acontecer e criar um planejamento para que a empresa não seja prejudicada durante este período.

A fim de compreender esses aspectos, trouxemos um conteúdo completo sobre a peak season.

Abordaremos o que ela é e qual seu impacto no transporte rodoviário, bem como algumas dicas para evitar atrasos durante o período.

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O que é a peak season?

Primeiramente, precisamos entender o que é a peak season, ou alta temporada, em tradução livre.

Se trata, afinal, da denominação utilizada para se referir a um período no qual a demanda pelo transporte internacional está acima da oferta do mercado.

Normalmente, esses períodos variam de um país para outro, de acordo com suas características e cenários internos.

Entretanto, alguns períodos são comuns no mundo todo, como é o caso do grande feriado na China, o Ano Novo chinês, que costuma assustar os profissionais de comércio exterior.

De acordo com a ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), no Brasil a peak season acontece entre os meses de maio e setembro.

A saber, em nosso país, este é um reflexo do grande volume de vendas da Black Friday, no final de novembro.

Nesses momentos, o preço do frete internacional aumenta drasticamente e, ao mesmo tempo, ocorre falta de espaço para os embarques marítimos.

Estes, portanto, são os principais resultados do desequilíbrio entre a oferta e a demanda.

Assim, as companhias aumentam o valor do transporte internacional, através de taxas adicionais ou de aumentos diretos, como uma estratégia de reduzir esse desequilíbrio.

Essas taxas são chamadas de peak season surcharge (PSS), ou sobretaxa por alta temporada, em tradução livre.

No caso do feriado do Ano Novo chinês, por exemplo, a PSS é aplicada pelas companhas marítimas nas operações de importação da China.

E essa aplicação pode se dar não apenas durante o feriado, mas também nas semanas que o precedem e/ou sucedem, a depender da demanda.

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Por que a peak season impacta no transporte rodoviário?

Em seguida, veremos os principais impactos da peak season no transporte rodoviário.

Nesse período, as taxas de ocupação dos navios podem chegar a 120%, causando, por consequência, o overbooking no setor marítimo.

A título de comparação, a taxa normal de ocupação dos navios se mantém em torno de 70% e 80%.

Sem dúvida, a peak season afeta todos os modais de transporte.

No marítimo, por exemplo, falta espaço nos navios e o valor do frete internacional aumenta, gerando acúmulo de cargas nos portos e atrasando a entrega.

Contudo, no aéreo, como grande parte das cargas são transportadas em aviões comerciais, as companhias priorizam o embarque de passageiros frente ao aumento da demanda.

Já no transporte rodoviário, nosso foco hoje, observamos impactos que decorrem dos outros modais, como:

  • aumento do preço do frete;
  • desequilíbrio entre oferta e demanda;
  • atraso na entrega de mercadorias;
  • cobrança de taxas extras.

Como evitar atrasos durante a peak season?

Vamos conferir agora algumas dicas para que sua empresa consiga evitar atrasos durante o período de peak season.

Aqui, é importante lembrarmos que no comércio exterior tempo é, de fato, dinheiro.

Isso significa que qualquer hora a mais ou a menos fará diferença no total investido na operação.

Por isso, a peak season exige muita cautela e atenção.

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Considere o calendário peak season no seu planejamento

Primeiramente, é preciso considerar o período de peak season no seu planejamento empresarial. Já que você sabe que ele acontecerá, que tal se preparar adequadamente?

Aqui, as empresas precisam elaborar um planejamento de antecipação de compras e, por conseguinte, de recebimento de mercadorias.

Quanto antes você abastecer seu estoque, menos risco correrá.

Inclusive, devemos mencionar que, quando não há mais espaço nos navios para o transporte no tempo desejado, a empresa precisa esperar e solicitar novo agendamento.

Por isso, é fundamental ter um controle quinzenal ou mensal do volume das importações, para que o agente de carga alinhe suas demandas com a oferta existente no momento.

O grande segredo é não esperar as compras aumentarem para começar a agir.

É preciso planejar todas as etapas da operação, para que, quando as compras aumentarem, você tenha um estoque para continuar atendendo o cliente.

Outro ponto importante, além de planejar as compras antecipadamente, é calcular as imprevisibilidades que podem surgir, a fim de que elas possam ser solucionadas rapidamente.

Opte por embarques fracionados

Em segundo lugar, separamos a dica de optar por embarques fracionados.

Se trata de uma estratégia valiosa para aqueles que podem dividir sua carga em vários contêineres e/ou embarques.

Quando a carga pode ser fisicamente fracionada, também é recomendável dividi-la entre vários conhecimentos de embarque, documento que transfere a posse da mercadoria.

Dessa forma, mesmo que talvez sejam transportadas em navios ou em horários diferentes, a chance de embarque das unidades é maior.

Afinal, é mais fácil encontrar um lugar para 10 caixas de 1 metro de medida do que uma caixa com 10 metros, pois as caixas menores são mais facilmente acomodáveis.

Assim, com essa concessão, pode ser que sua emprega consiga importar mais rapidamente que o planejado.

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Experimente optar por remessas mais lentas

Por fim, temos a possibilidade de optar por remessas mais lentas.

No período que antecede a peak season e até mesmo durante estes dias, as empresas estão buscando transportes internacionais mais rápidos.

Por consequência, as opções de transportes com transit time mais longos se tornam mais acessíveis.

Inclusive, muitas vezes a diferença entre as operações com maior tempo de trânsito e aquelas com menor tempo é mínima ou inexistente.

Isso acontece porque a viagem mais curta – de 15 dias, por exemplo – pode ficar retida por até 7 dias no porto, enquanto a viagem mais longa, não.

Nessa situação hipotética, o tempo mais curto pode acabar sendo o mais longo, além de também ser o mais caro.

Por isso, é importante sempre se atentar às características do frete internacional e às particularidades de cada agente de carga.

O time ASA Express trabalha com foco no sucesso da sua operação logística

Você sabia que pode contar com a ASA Express para buscar o sucesso de sua operação logística?

Presente no mercado nacional desde 1989, somos uma empresa especializada no transporte rodoviário de cargas provenientes do comércio exterior.

Ademais, também oferecemos outros serviços, como armazenagem, terminal e projetos logísticos, e atuamos com diversos seguimentos, entre eles o automotivo, químico, eletrônicos e cargas excedentes.

Um de nossos valores é a realização dos serviços com a maior eficiência possível, pois apresentamos as melhores soluções logísticas e resultados para os clientes.

Por consequência, recebemos os prêmios de Melhor Transportadora de Santos (1999) e de Excelência Logística de Viracopos (2021).

Trabalhamos com agilidade, uma frota moderna, rastreamento via satélite e segurança informatizada sobre suas entregas.

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