Neste artigo falaremos do transporte especializado, trataremos da sua definição, bem como dos tipos de cargas consideradas especiais. Trata-se de um tema relevante a fim de melhorar a movimentação de cargas, proporcionando maior segurança de acordo com as diretrizes da legislação vigente.
Mas, antes de qualquer coisa, vamos entender o conceito de cargas especiais. Trata-se das mercadorias que demandam cuidados específicos no transporte, com o intuito de evitar danos durante todo o trajeto.
Esses cuidados vão depender da natureza da carga, pois isso é o que vai definir a maneira adequada para a sua movimentação. Assim, o transporte especializado envolve a logística realizada por veículos específicos e exclusivos, conforme o tipo de mercadoria.
Quer entender mais a respeito do tema? Acompanhe o artigo até o final! Boa leitura.
Como dissemos, o transporte especializado é uma prestação de serviço logístico específico para cargas que exigem cuidados peculiares na movimentação, em razão de suas características. Podem ser desde cargas com pesos ou tamanhos extremos, bem como perigosas, vivas ou perecíveis.
Desse modo, requerem maior atenção para certos detalhes no momento de escolher o veículo adequado, para que a movimentação seja realizada com segurança e eficiência, de um ponto ao outro.
Além disso, o transporte especializado envolve outros itens essenciais que devem ser observados, como, por exemplo:
Vale ressaltar a importância que o transporte de cargas especiais tem e atentar para a legislação vigente que regulamenta esse tipo de mercadorias, especialmente evitando cometer infrações e irregularidades que possam causar acidentes no trânsito.
Como vimos, quando se trata do transporte especializado de cargas todo cuidado é necessário na movimentação. É preciso manter alguns alertas para que tudo seja feito de forma adequada, garantindo a entrega da melhor forma e sem danos.
Assim, para melhor entendimento, listamos abaixo alguns tipos de cargas especiais mais comuns:
Também chamada de carga indivisível, esse tipo de produto, por sua natureza, tem uma estrutura que não permite ser desmontada, separada ou até mesmo dividida em outras partes. Ou seja, são mercadorias únicas e de grandes proporções, que excedem os limites de peso e de dimensão para a execução de um transporte “normal”. Essas características são definidas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Geralmente, dependendo das características dessas cargas pesadas, certos cuidados precisam ser tomados, especialmente no que tange à capacidade máxima do veículo que fará a movimentação. Além disso, as dimensões estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro para que essas operações especiais sejam autorizadas devem ser observadas.
De acordo com as diretrizes da NR-26, todos os profissionais que trabalham diretamente com produtos químicos ou seu transporte precisam receber treinamentos adequados para a sua manipulação. Estes treinamentos visam a compreensão dos riscos, bem como medidas em relação à rotulagem preventiva e procedimentos seguros durante situações de emergência.
Os medicamentos são exemplos de cargas químicas que necessitam de cuidados extras na sua movimentação, pois o contato com altas ou baixas temperaturas poderão afetar o composto químico dos remédios, colocando em risco a saúde humana.
Exigem controles também de temperatura, umidade, luminosidade e higiene, para que sejam mantidas as suas propriedades e não percam a sua eficácia. Além disso, deve-se ter um farmacêutico responsável pela supervisão desse tipo de transporte especializado, o qual deverá manter a garantia das entregas executadas com qualidade e eficiência.
Os alimentos líquidos precisam de cuidados extras, para que sejam evitados danos à qualidade do produto, principalmente os que necessitam de refrigeração. Como as suas embalagens são feitas de materiais também frágeis, podem estar suscetíveis a furos, amassos, rasgos ou avarias decorrentes de impactos.
Ademais, existe a preocupação com a luz solar, que pode causar danos como também afetar o gosto ou a coloração do produto.
Também chamadas de cargas frigoríficas, podem ser divididas em dois grupos: as cargas perecíveis, com validade estipulada, que demandam uma entrega dinâmica e rápida para não estragarem, bem como as cargas congeladas, que necessitam refrigeração sem a formação de gelo.
São alimentos que precisam dessa atenção para a conservação no trajeto, pois se relacionam ao consumo da alimentação humana.
O transporte especializado de animais é realizado em veículos especiais, com o intuito de evitar o estresse ou que se machuquem no trajeto, mantendo a qualidade da carne boa para o consumo. Também é preciso que os condutores dos veículos sejam qualificados para a realização do transporte adequadamente.
O transporte dessa modalidade de carga é sempre muito complexo, pois compreende a movimentação dos produtos químicos, os quais podem causar riscos à saúde e à vida e, por isso, devem ser utilizados critérios bem específicos com a embalagem e com o transporte, objetivando principalmente a conservação da segurança do meio ambiente e das pessoas.
O transporte especializado desse tipo de carga consiste em focar no seu alto valor agregado, bem como na fragilidade de alguns componentes. Por muitas vezes apresentar pouco volume, pode ser movimentada em diversos tipos de veículos, bem como nas mais diversas condições climáticas. O seu diferencial está justamente no alto valor unitário.
Por isso, uma das primeiras preocupações é com a contratação de seguro para o transporte, bem como reforço na escolta de segurança.
Para que a realização do transporte especializado de carga seja legalizada, é muito importante que as mercadorias estejam acompanhadas de seus respectivos documentos e notas fiscais, emitidos tanto no fornecedor quanto com destino ao consumidor final.
Atualmente, com o avanço da informatização, os documentos podem ser preenchidos e armazenados eletronicamente, mantendo um bom relacionamento entre o fisco e os contribuintes. São eles:
Para que as atividades operacionais ocorram de maneira segura é imprescindível que a empresa de transportes cumpra a legislação brasileira vigente. Nesse sentido, esclarecemos que cada tipo de carga deve atender aos requisitos das certificações respectivas, pelo menos, nas normas da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), do RNTRC (Regulamento Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas), do SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade), dentre outras.
Do ponto de vista legal, todo e qualquer motorista profissional que trabalha com a movimentação de produtos químicos ou perigosos deve ter ao mínimo uma formação específica para este fim. Entretanto, as empresas de transporte que desejam ser verdadeiras especialistas neste segmento devem investir em certificações mais completas, como é o caso da certificação SASSMAQ, que conta com uma série de pontuações a serem atendidas e avaliadas por auditores homologados pela ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química).
Com a ASA Express a logística operacional da sua operação de transporte especializado de carga terá maior qualidade e agilidade, pois o conceito de rapidez estará ao alcance da sua empresa, fazendo toda a diferença para o seu negócio.
A ASA conta com uma frota própria e modernizada, com veículos renovados constantemente, além de possuir sistemas de rastreamento de última geração, atendendo aos pré-requisitos necessários para a realização do serviço de transporte rodoviário com total segurança e realizando a sua demanda com eficiência.