guindastes carga projeto

Carga projeto: dicas para garantir o sucesso da operação

No Brasil, temos grandes indústrias e empresas, de segmentos diversos, que necessitam efetuar as importações e as exportações de equipamentos e de peças especiais, por meio da carga projeto. Neste caso, são mercadorias que geralmente fogem da padronização do embarque em pallets ou em contêineres Dry Box. São cargas que possuem medidas, dimensões e pesos diferenciados e que, portanto, são consideradas cargas volumosas.

Tudo isso se refere à carga projeto, que trata do transporte de mercadorias especiais, que compreende uma logística mais complexa, feita mediante um planejamento atento ao acompanhamento dos cuidados e das informações que são necessários para que a operação seja bem-sucedida.

Pensando nisso, preparamos este artigo sobre os detalhes do que é esse tipo de carga, quais são os modais mais adequados para a movimentação segura e algumas dicas de como obter sucesso na operação completa no comércio exterior.

O que é carga projeto?

Normalmente, a carga projeto é denominada como geral, ou seja, sem necessidades especiais em relação ao manuseio ou controle de temperatura. Entretanto, suas dimensões não são compatíveis com contêineres convencionais, por isso, a carga projeto também é chamada de carga Break Bulk.

Sua operação logística pode contar com equipamentos especiais, como carreta rebaixada e guindastes, por exemplo. Logo, a carga projeto necessita de cuidados específicos, demandando maior atenção na execução de atividades operacionais que tendem a ser complexas.

guindastes carga projeto

Neste sentido, vale ressaltar alguns cuidados que os profissionais do comércio exterior devem ter nessas operações:

  • planejamento cauteloso para executar operações demoradas;
  • verificação das opções de logística mais limitadas;
  • acompanhamento e registro das operações de embarque e desembarque;
  • atenção ao contêiner utilizado para evitar custos adicionais.

Como saber se a minha mercadoria é uma carga projeto?

Também chamada de carga indivisível ou excedente, a carga projeto caracteriza-se por não poder ser separada ou dividida em outras partes. Portanto, são mercadorias únicas e de grandes proporções, que excedem os limites de peso e de dimensão para a execução do transporte.

Exemplos de carga projeto

Conforme mencionamos anteriormente, a carga projeto não é compatível com os padrões tradicionais dos modais de transporte, logo tornam as operações não habituais. Alguns exemplos desse tipo de carga são:

  • geradores;
  • pás eólicas;
  • turbinas;
  • vagões;
  • ônibus;
  • helicópteros;
  • usinas inteiras.

Quais embarcações mais indicadas para o transporte de carga projeto?

O modal marítimo é o mais utilizado no transporte de carga projeto. Evitam-se avarias na mercadoria pelo percurso, além de possuir os cuidados especiais, como embalagem, armazenagem, estivagem e fixação da carga.

modal marítimo

Nos navios Ro-Ro, a carga entra e sai por meio de rodas e de forma própria, já que esta embarcação é dotada de rampas de acesso, como no transporte de carros, ônibus e caminhões. Além disso, estes navios conseguem carregar tudo o que subir a bordo rodando, pelas rampas da popa ou da proa.

Nos navios break bulk, são transportadas cargas superdimensionadas ou superdensas em unidades, como por exemplo, 12 vagões ou 1 cilindro.

Existem ainda os navios porta-contêineres, que possuem equipamentos nos porões para agilizar as operações de carga e descarga de contêineres com a carga projeto.

Dicas para o sucesso da operação logística de uma carga projeto

Com certeza, os profissionais envolvidos nas operações de movimentação de cargas não padronizadas terão maiores desafios, diante de tanta complexidade. Para a realização do transporte dessa modalidade de carga, faz-se necessário um tratamento minucioso, do início ao fim, na execução das operações.

Quanto mais informação, melhor

Em princípio, é muito importante detalhar as informações relevantes do projeto. É imprescindível ter a certeza se a mercadoria poderá ser desmontada, por exemplo. Para tanto, convém solicitar desenhos técnicos da mercadoria, com o objetivo de providenciar as licenças necessárias, além da programação de rota com dia e horário acertados.

Assim, o início da operação é realizado na retirada da carga no fornecedor, a qual será acondicionada em embalagens especiais, se necessário e logo em seguida direcionada até o terminal de embarque. A partir deste momento, o manuseio será caso a caso, conforme as necessidades da mercadoria a ser transportada.

Planeje a logística com cuidado

Em primeiro lugar, tenha ciência de que a demora no planejamento e na execução do transporte da carga projeto é muito maior, pois será preciso encontrar fornecedores específicos, analisar o trajeto e obter informações complementares.

planejar

Em seguida, vem a escolha pelas opções de contêineres e de navios para a movimentação, contando com a grande limitação existente nos portos que não recebem os navios específicos para a operação. No mesmo sentido, há a limitação no transporte rodoviário, que exige carreta baixa e uma programação de rota especificando o dia e o horário da movimentação.

Convém prestar atenção nos momentos de carga e a descarga do transporte internacional. Também é fundamental atentar-se para o processo de remoção da carga até o terminal de embarque, bem como verificar se há necessidade de escolta ou até mesmo de rotas especiais para evitar túneis e afins durante seu percurso.

Em seguida, é preciso efetuar o acompanhamento da logística que está sendo executada pelo trabalho dos parceiros operacionais, registrando os passos de toda a operação, com o intuito de provar a execução do serviço contratado, além da segurança caso ocorra algum dano.

Regimes aduaneiros especiais

Nesse momento, iniciam os procedimentos do despacho aduaneiro, com o registro da Declaração de Importação, além da confirmação de todos os documentos de embarque, classificação fiscal e a descrição da mercadoria feita pelo despachante, para evitar multas e retrabalhos. Também é possível efetuar a análise da possibilidade da utilização do RAE (Regime Aduaneiro Especial).

Por fim, a carga será direcionada até o cliente final por uma transportadora com experiência na legislação de trânsito e com veículos apropriados para o tipo de movimentação especial.

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