volume de carga

Carga LCL: como funciona do transporte marítimo ao cliente final

O transporte de carga LCL (Less than a Container Load) permite carregar um contêiner com uma fração de sua capacidade.

Isso possibilita às pequenas e médias empresas utilizarem o transporte internacional, doméstico ou inter-regional de maneira mais econômica, pois podem dividir espaço no contêiner com outros importadores com carga compatíveis.

Vamos, portanto, ver o que é necessário para embarcar seus produtos globalmente pela modalidade LCL.

carga LCL

O que é carga LCL?

LCL significa Less than a Container Load, também conhecido como Carga Solta Consolidada. O LCL é usado como um modal marítimo no qual o espaço de um contêiner é compartilhado com cargas de outras empresas.

Ou seja, vários embarques LCL são consolidados em um único contêiner, resultando em uma aquisição de baixo custo de frete marítimo, mesmo que o importador ou exportador contenha pequeno volume de operações.

Com base na quantidade de carga e no volume de espaço utilizado, seu frete será consolidado com o frete de outros no mesmo contêiner.

Dito isso, a modalidade também propicia que transitários, agentes de cargas e NVOCC (Non-Vessel Operating Common Carrier) contratem o frete de um contêiner e o revenda em lotes menores para importadores / exportadores com menos mercadoria.

Assim, o agente de consolidação (co-loader) pode ser responsável pela embalagem e pesagem da mercadoria e pela preparação dos documentos de embarque, principalmente o Conhecimento de Embarque: um documento ou papel registrando o movimento da mercadoria de um local para outro, que é normalmente assinado por ambas as partes envolvidas em um embarque (expedidor ou consignatário) ou por apenas uma parte.

Nesse sentido, o LCL tende a ser o mais vantajoso para importadores que não possuem carga suficiente para encher um contêiner inteiro, mas vale lembrar que é importante que haja mercadorias com a mesma origem e destino.

Quais as vantagens da carga LCL?

As vantagens são muitas, entre elas:

  • o custo aplicado incide apenas no volume que a carga ocupa (mensurado em cubagem);
  • em períodos de alta demanda por importações, pode ser mais fácil e rápido encontrar opções disponíveis para este tipo de remessa;
  • os custos de armazenagem da empresa podem ser reduzidos porque não é preciso deixar a “mercadoria parada” acumular-se no armazém.
  • é recomendado para empresas com pequenas quantidades de carga em suas operações;
  • finalmente, há menos risco de demurrage, que se trata da compensação paga pelo embarcador/importador por excesso de permanência de um contêiner no porto.

Como saber se a minha carga tem perfil LCL?

A opção pela carga LCL depende geralmente do que é mais benéfico às exigências do exportador. Neste caso, dependendo do tamanho e do volume da carga – e esses são o fator-chave a se levar em conta -, essa modalidade pode ser a mais vantajosa.

Se as mercadorias não ocuparem sequer a metade do contêiner, o frete LCL deve ser considerado. Afinal, pagar proporcionalmente só pelo espaço que usar é muito mais viável do que considerar alugar um contêiner inteiro.

Além disso, você deve saber que em cada embarque (LCL ou não), a responsabilidade pela unitização e desunitização está relacionada aos Termos Comerciais Internacionais (Incoterms) definidos.

Desse modo, é pertinente observar que você deve prestar atenção à negociação das cláusulas de transporte, já que isso pode impactar no valor de seu frete (para mais ou para menos).

A seguir, conheça sobre o fluxo de uma operação logística da carga LCL, da origem até o destino.

Entenda o fluxo de uma operação logística de carga LCL

Carga LCL envolve operações logísticas de cargas sem limites no número de empresas que compartilham espaço no mesmo contêiner, e podem incluir faturas comerciais negociadas com diferentes moedas e condições de pagamento.

Primeiro, inicia-se removendo as mercadorias no local de origem, que normalmente é o mesmo local de fabricação. Via de regra, o custo de origem é a parte mais cara deste processo, em razão da necessidade de equipamentos especiais para o carregamento e profissionais treinados nesta atividade.

Em seguida, o custo do frete é a etapa principal da operação de transporte internacional, mas não é a mais cara.

custo do frete

Por fim, o custo de destino ocorre quando, no país do importador, os embarques de carga LCL são descarregados e separados.

Prontidão de carga

O termo “prontidão da carga” refere-se à data específica em que o expedidor (ou seja, fornecedor, fabricante, vendedor ou exportador) tem a mercadoria pronta para entrega ao armador/transportador.

A prontidão da carga inclui três elementos distintos: (i) carregada a bordo de um navio, (ii) embalada e pronta para embarque por caminhão ou vagão e (iii) os documentos necessários para o embarque internacional são completados.

Consolidação de carga

A consolidação de cargas é o ato de combinar várias cargas ou lotes em uma única unidade, com um tamanho padrão. Essa prática pode ser aplicada ao transporte marítimo e terrestre em contêineres, assim como no armazenamento em depósitos.

Com isso, são utilizados contêineres de tamanho padrão que medem 20 ou 40 pés de comprimento por 8,5 pés de largura. Tais unidades podem acomodar 32m³ ou 22 toneladas de carga, e 67m³ ou 28 toneladas se equipadas com portas laterais adicionais.

Um exemplo de consolidação de carga (LCL) é quando vários vendedores enviam suas mercadorias compartilhando o mesmo espaço de armazenamento, quer seja em um contêiner ou em um armazém.

Desconsolidação de carga

O processo de desconsolidação da carga rege que os transportes sejam realizados em lotes menores e mais frequentes.

Em vista disso, ele permite um aumento na segurança de carga e descarga, dada a avaliação inicial das áreas perigosas, bem como a redução do tempo em que o caminhão está fora de operação.

Esse método de transporte é uma escolha para quem carrega pouco volume e com baixa frequência.

volume de carga

A ASA garante agilidade e segurança para o seu frete internacional

Como prestador de serviços de transporte, a ASA Express está comprometida em oferecer agilidade e transparência para suas operações.

Isso porque nossa experiência com fretes marítimos, aéreos e motorizados é o complemento perfeito para suas operações logísticas.

Fornecemos uma gama completa de serviços, incluindo importação e exportação de contêineres, consolidação de frete aéreo, transporte refrigerado e muito mais.

Quando você escolhe a ASA como seu parceiro de transporte, você pode contar conosco para entregar o que prometemos: confiabilidade, experiência, flexibilidade e rapidez.

Blog

Leia mais