(13) 3295-3154 comercial@asaexpress.com.br
carga quimica

O transporte eficiente de insumos químicos exige vários itens de segurança para que qualquer demanda seja atendida com sucesso. Além disso, esse tipo de movimentação possui algumas particularidades e normas regidas por órgãos de fiscalização como a Anvisa, Ibama, prefeituras municipais, Polícia Civil, Ministério do Exército e Polícia Federal.

Foi pensando nisso que a Asa Express reuniu algumas dicas para te ajudar na hora de supervisionar essa cadeia logística. Não perca tempo e tire todas as suas dúvidas com este artigo! Leia até o final e entenda os principais pontos que você tem que atentar na hora de confiar seus transportes a um parceiro logístico.

Legislação vigente

O primeiro ponto que você tem que atentar é se o seu produto está em conformidade com a legislação vigente, porque esse é o ponto crucial que vai determinar se o seu processo vai ser 100% seguro ou não.

Apesar de este assunto gerar muitas dúvidas e divergências entre tomadores de decisão, principalmente pela dificuldade em compreender quais são todos os requisitos essenciais que devem ser avaliadas previamente. Por isso, procure entender qual é o tipo de produto que a sua empresa precisa transportar e as legislações que existem para tal.

Motoristas treinados

Outro ponto importante que você deve atentar na hora de transportar seus insumos químicos é ter a certeza de que os motoristas que vão transportar tais produtos são profissionais capacitados, treinados e que utilizam Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) de acordo com todos os regulamentos. Muita gente ignora este ponto, mas estes profissionais são peça-chave para que esta etapa da logística ocorra com total eficiência e segurança.

É importante consideram ainda que existem regras que variam de acordo com o tipo de insumo químico que precisa ser manuseado. Isso porque cada mercadoria tem características e especificidades que diferem. Lembre-se também que existem normas específicas de sinalização, além de que o uso dos EPIs na descarga e carregamento que é imprescindível.

A frota da Asa Express, por exemplo, atende às exigências estabelecidas na Resolução ANTT 420/04, quanto as prescrições aplicáveis e equipamentos do transporte rodoviário de cargas. As Licenças e Capacitações pertinentes exigidas também são renovadas rigorosamente dentro do prazo legal.

Experiência de mercado

Contar com um parceiro logístico que possui experiência de mercado te dá mais garantia e segurança, certo? Nesse caso, experiência de mercado é o que qualquer empresa precisa para fazer esse tipo de operação. Quando este ainda oferece expertise neste nicho de atuação, você fica tranquilo quanto a segurança e proteção de carga.

Conhecer resoluções como a ANTT 3665/2011 e ter ampla experiência com todo o regulamento para o transporte de produtos perigosos, além de lidar com as questões fiscais e licenças da Anvisa e Ibama, por exemplo, como fichas de emergência e demais para o transporte, são questões que faz toda diferença na hora de escolher uma transportadora.

Considerando tudo isso, chegamos à conclusão de que é extremamente interessante pensar em um parceiro logístico que transporte seus insumos químicos viabilizando toda operação logística e focando estratégias competitivas. A Asa Express já transporta com todos os pontos citados acima e disponibiliza os melhores consultores para tirar todas as suas dúvidas, fazer cotações, criar estratégias e muito mais! Entre em contato agora mesmo e confira.

 

Blog

Leia mais

×